Kinomichi: uma arte marcial de paz e harmonia

O Kinomichi é a combinação da tradição japonesa das artes marciais e do respeito corporal da anti-ginástica ocidental, da consciência e leveza do movimento. Criado pelo mestre Japonês Masamichi Noro, discípulo do fundador do Aikido, Ueshiba, o Kinomichi tem como objetivo desenvolver movimentos energéticos praticados a dois ou em grupo; livre do atrito dos golpes e da necessidade de defesa, surge uma nova geometria corporal organizando energia e movimento.

kinomichie 2

O Kinomichi é uma prática corporal lúdica e dinâmica, onde a percepção de si próprio é fundamental para harmonia e diversão com o outro. O espírito, livre de agressividade e do medo, se expressa em movimentos graciosos com o parceiro. Ambos sentem prazer e energia construtiva que inevitavelmente resulta em sorriso.

Nesta prática a idade ou estado de saúde do praticante não são obstáculos, mas sim, pontos de partida para se criar cada vez mais energia, liberando as articulações, aliviando a coluna vertebral e ganhando flexibilidade, equilíbrio e tônus muscular, que permite o fluxo livre da energia vital.

Assistir a uma aula de Kinomichi também dá prazer: o observador fica fascinado pelo dinâmica a beleza dos movimentos espiralados e leves, mas energéticos ao mesmo tempo. Dá para sentir o prazer que se cria nos movimentos através da atenção ativa sem querer dominar o outro. Pura harmonia, sintonia e energia. Logo dá vontade de entrar e participar nesta dança!

Mestre Noro sempre dizia que o nosso sistema solar se constrói em forma dinâmica e espiralada e esta estrutura se repete na Terra nas formas mais simples da vida, como as conchas do mar ou no núcleo das células em forma do DNA. Os movimentos do Kinomichi respeitam esta estrutura espiralada do corpo humano, que pode ser observado na maneira que os músculos se organizam ao redor dos ossos. Daí surge o segredo curativo do Kinomichi: quando reencontramos as espirais esquecidas na memória corporal, recuperamos a vitalidade, soltamos as articulações, tonificamos os músculos, gerando energia máxima com força muscular mínima.

Jô (bastão) e boken (espada) são antigas armas de madeira transformadas em extensões do corpo humano para transmitir energia ultrapassando os limites físicos que o nosso corpo determina. Ambos são ferramentas para aumentar o espaço interno e externo onde os movimentos são mais livres e poderosos e onde o parceiro está participando de forma ativa e construtiva.

Professores Christiana Cavalcanti e Victor Labouret

Professores Christiana Cavalcanti e Victor Labouret

Existem no Brasil dois professores, que aprenderam o segredo desta arte com o próprio fundador, Mestre Noro. Christiana Cavalcanti e Victor Labouret são discípulos fiéis que trouxeram pra cá a essência do Kinomichi: energia, espiral, sorriso e amor. No dojo, durante as aulas, os alunos desenvolvem uma nova percepção corporal, uma nova experiência de criar contato sem medo e com respeito e descobrem a magia do Kinomichi: o poder da harmonia com o parceiro, que é o impulso primário para o movimento surgir naturalmente. Neste ambiente acolhedor, a Christiana e o Victor ensinam os movimentos e a filosofia do Kinomichi respeitando a preparação física de cada um, ajudando a descobrir fontes internas de energia, conectando a Terra, Céu e Homem.

 

Aproveitem estes vídeos e quem quiser experimentar o Kinomichi na prática, pode entrar em contato com Christiana e Victor no site oficial do Kinomichi.

Vídeo 1 – Mestre Noro – https://www.youtube.com/watch?v=xmp1jqcSy3g

Vídeo 2 – Workshop no Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=Jg-b0qgc3vg

Site oficial:  http://coparampa.com.br/aulas-regulares/kinomichi/

 

Seu depoimento

comentários

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou? Compartilhe!

Alguém com quem você se importa vai CURTIR ler isso :-)